terça-feira, 24 de novembro de 2009

DIETA DO MEDITERRÂNEO É ÚTIL CONTRA A DEPRESSÃO



A adesão à dieta do mediterrâneo – rica em frutas, verduras, legumes, peixes e cereais, além de azeite de oliva e vinho – reduz a intensidade dos processos inflamatórios, vasculares e metabólicos que podem estar envolvidos com o risco de depressão, segundo nova pesquisa espanhola publicada na revista científica Archives os General Psichiatry.

Os especialistas realizaram um estudo prospectivo que utilizou um questionário alimentar de 136 itens para avaliar a adesão à dieta do mediterrâneo entre mais de 10 mil espanhóis saudáveis. Foram classificados como tendo depressão incidental, os participantes que não eram previamente deprimidos ou não estavam em uso de medicamentos antidepressivos no início do estudo e relataram diagnóstico de depressão feito por um médico ou início do uso de medicamentos antidepressivos ao longo do estudo.

Após pouco mais de quatro anos de acompanhamento, foram identificados 480 casos de depressão. E os índices de ocorrência da doença para as quatro categorias sucessivas de adesão à dieta do Mediterrâneo (tomando como referência a categoria de menor adesão) foram 0,74, 0,66, 0,49 e 0,58 (tendência de p<0,001). Relações de dose-resposta inversas foram observadas para as frutas e nozes, para o índice de ácidos graxos mono/poliinsaturados e para os legumes.

Baseados nos resultados, os pesquisadores concluíram que "existe um papel potencialmente protetor da dieta do Mediterrâneo em relação à prevenção dos transtornos depressivos". Porém, mais estudos são necessários para confirmação e para esclarecer os mecanismos específicos envolvidos nessa relação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...