quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Ficar sem comer trava a dieta

Um dos erros mais comuns cometidos por quem quer emagrecer é fazer jejum prolongado na intenção de acelerar a perda de peso. O esforço é em vão. Inteligente, o organismo, quando não alimentado, poupa energia em forma de gordura para manter suas funções vitais. Logo, a dieta trava.

Ficar muitas horas sem se alimentar ainda aumenta a fome na próxima refeição, o que pode colocar todo o sacrifício a perder, e facilita a perda de musculatura, que é degradada para fornecer energia ao corpo. O nutricionista Marcelo Ferro, de São Paulo, faz o seguinte comparativo para explicar o efeito de dietas radicais:

"As gorduras queimam dentro do tecido muscular. O músculo é a churrasqueira e a gordura é o carvão. A churrasqueira só vai queimar o carvão se for sustentada com uma alimentação balanceada. O que as dietas radicais fazem é reduzir músculos e a gordura fica".

O organismo gosta de rotina. Quando se fornece energia ao organismo a cada três ou quatro horas estimula-se o metabolismo (gasto de energia) e o emagrecimento ocorre mais facilmente. É claro que essa regrinha deve ser acompanhada com refeições e lanches leves e nutritivos. Alimentos ricos em calorias vazias, como açúcares e frituras, devem ser exceção no cardápio.

Fonte:blog missão de peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...